quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A felicidade

O que é a felicidade?Como se pode ser mais feliz ou menos infeliz? São questões que todas as pessoas gostariam de saber a resposta. Foi hoje o tema da Prova Oral, com a participação de um filósofo, que vai ministrar um workshop sobre a felicidade. Fiquei logo apreensivo, pois não me parece que esse senhor seja o detentor da felicidade, e que não a saiba mais do que qualquer outra pessoa, será que a filosofia tem a resposta para a felicidade? Acredito que nos ajude muito a esclarecer e a compreender melhor a vida, e que seja fundamental para o conhecimento mas não nos vai dar essa resposta.

Siddharta Gautama, mestre budista, dizia que o sofrimento é decorrente do desejo em todas as suas formas. Penso que a grande questão está aqui. Como também foi dito pelo filósofo alemão Artur Schopenhauer, temos três fases que comandam a nossa vida, o desejo, o prazer e o tédio, e assim ciclicamente. Logo penso que a melhor forma de procurar a felicidade é não procurá-la. As pessoas passam demasiado tempo a pensar e preocupadas em como ser mais feliz, em vez de simplesmente viver a vida como sabem.

Voltando à filosofia budista, crê-se que quando se deseja algo e não se obtem a frustração gera o sofrimento, assim como quando se obtém o que se deseja há o desejo de manter o objeto do desejo, e quando se consegue manter acaba-se por se tornar banal, e volta-se a desejar outra coisa. Por exemplo uma pessoa pode-se considerar feliz quando a sua equipa ganha um jogo importante, e vai querer que ela continue sempre a ganhar e a jogar bem, mas quando falha, entra-se num estado de enorme tristeza e desilusão. Não se deveria continuar feliz pelas vitórias que ja teve anteriormente e pelo que conquistou?
O que se passa hoje em dia, é que a felicidade é gerada em pequenos acontecimentos, tudo o que não cause prazer no imediato não é bom, ou é aborrecido, logo se a minha equipa não ganha hoje, logo hoje que eu até fui vê-la ao estádio é a pior equipa de sempre e não valem nada...Ah mas a semana passada era a melhor do mundo porque fez um grande jogo??!!

5 comentários:

Conversas Paralelas disse...

não há coerencia na felicidade

orkidea disse...

penso que a felicidade é dificil de se alcançar ou reconhecer, porque nunca estamos satisfeitos com o que temos, queremos sempre mais e mais. e depois quando temos a chamada felicidade não a sabemos reconhecer...

Conversas Paralelas disse...

a felicidade está nas coisas mais simples da vida, não se compra nem se procura, acha-se. Tão difícil é achá-la como fácil perdê-la.

orkidea disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
orkidea disse...

o problema é que hoje em dia não se adiram muito as coisas simples...e depois é o que se vê...pouca felicidade...(ou não a reconhecemos)