quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O bichinho

Começo a sentir. A sentir a inquietação. A sentir o bichinho, aquele bichinho que me sobe às pernas, que me faz tremer os braços e que me invade o cérebro, espalhando-se por todos os meus neurónios impelindo-me a escrever. O quê? Bem, nem sei...mas sinto que preciso de escrever algo, nem que sejam só estas palavras soltas sobre a necessidade de escrever. Alguns chamam-lhe de inspiração, outros transpiração.

- Porque não me bates mais vezes à porta oh Inspiração?
Eu que tanto chamo por ti, dia e noite sem cessar, e tu nunca me vens visitar. Anseio por ti a cada momento e tu nada.
Dizes-me que te devo procurar, mas onde? Não sei onde te encontrar. Busco-te em cada esquina, e por vezes vejo fragmentos teus. Pequenas ideias assaltam a minha mente inquieta, que desespera por algo que ponha os meus dedos a tocar nas teclas. Tudo me parece pobre, muito fraquinho...
- Porquê essa necessidade de grandeza que tens? De escrever algo de jeito?Escreve uma merda qualquer!! - respondes tu- o importante é escreveres, se não começares a escrever eu nunca te hei-de aparecer, garanto! Garanto que não!
- Se ao menos fosse espanhol ou inglês tudo seria mais fácil.
- Ai sim e porquê? - perguntas tu
- Porque o espanhol ou o inglês têm um vocabulário que puxam mais pela criatividade. O espanhol é mais visceral, e o inglês é mais quotidiano, não obedece a moralismos.
- Pois já o teu português...
- Sim o meu português é altamente moralista e conservador. Língua de poetas, não deixa grande espaço para um outro tipo de escrita. O que quer que se tente fazer diferente e semelhante ao inglês ou ao espanhol, parece uma mera banalidade, algo vulgar e ordinário. Em inglês tudo soa melhor!!!
- Bem parece que não te resta grande hipótese, senão continuares a tentar escrever uns poemazitos não? - dizes-me tu
- Não hei-de de deixar de tentar escrever uns versos, mas também não hei-de baixar os braços...

1 comentário:

Grande Querida disse...

eu gosto de escrever em portugues. e permito-me a fazê-lo banalmente, ordinariamente, conforme me apeteça.

mas deixa que te diga, este é sem duvida o meu post preferido. só espero que a inspiração fuja mais vezes da tua porta ;P beijinho bom