sábado, 14 de julho de 2007

O CIÚME

O ciúme é um sentimento vivido numa relação com alguém que envolve outra pessoa, originado pelo medo de perder o objecto de amor, havendo dificuldade em partilhar esse objecto com alguém. O ciúme implica sempre a existência de uma homossexualidade latente, em que o investimento ambivalente do seu rival mantém e alimenta o ciúme.

Hoje, estava eu muito bem no café com duas amigas minhas, quando chega um terceiro, que se vem sentar connosco, ao qual, ele fala às minhas amigas e a mim não, para grande espanto meu, agora vocês perguntam-me porquê? Ora bem, este rapaz que se veio sentar connosco é namorado de uma grande amiga de uma grande amiga minha, do qual eu também a conheço, estando já com ela várias vezes. O motivo de ele não me ter falado prende-se a uma situação que aconteceu na porta de uma discoteca, em Outubro passado, quando este se encontrava com essa minha amiga, sendo eles já na altura namorados, e eu com a minha maneira de ser – extrovertido e bem-disposto - dirigi-me para lhe falar, já assim um pouco “alegre” mas consciente do que estava a fazer, falei-lhe e fiz uma grande festa porque já não a via à muito tempo e sabia que ela tinha vindo estudar para Lisboa, motivos penso eu mais que suficientes para lhe falar com entusiasmo. Nisto o namorado começou a olhar para mim, com uns olhos de quem era capaz de matar alguém, e puxou-a, fazendo uma grande cena de ciúmes, criando “uma tempestade num copo de água”, pelo que eu não liguei e entrei de seguida na discoteca. Agora pergunto eu, qual era o sentido da cena de ciúmes? Qual o seu significado? Pelo que, a única coisa que depreendo desta cena, é que o rapaz tem uma falta de amor-próprio, de confiança em si, que não consegue aguentar a ameaça de perda que tem de enfrentar, e o pensamento de não ser completamente amado, escolhendo o caminho do ridículo, da humilhação, sentindo-se desvalorizado e tentando chamar à atenção por parte de todos dizendo: “Olha para mim, estou aqui, não me vês?”

Como é óbvio, depois de 2 horas de café, com aquela pessoa ao meu lado, sem termos tido qualquer tipo de conversa, devido à sua atitude pouco educada, levantei-me, despedi-me das minhas amigas, e fui-me embora sem me despedir dele.

Sempre me disseram: “se queres ser respeitado, respeita os outros primeiro”. Infelizmente vivemos num pais com muita gente mal formada, temos pena…

4 comentários:

Carla disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Carla disse...

Uma boa análise... vê-se que o ISPA está a dar frutos ;)

Henrique disse...

Também acho esse tipo de demonstração de ciúmes uma atitude negativa e demonstrativa de falta de amor próprio. Devemos dar a liberdade aos outros para serem eles próprios em todo o lado sem medo de "represálias", pois podemos ter amigos e amigas...
Só acho que devias evitar a cena do "Infelizmente vivemos num pais com muita gente mal formada, temos pena…" porque somos tão bons ou maus como os outros. Temos os mesmos "anormais" que os outros têm. Irás ver isso quando estiveres tempo suficiente no estrangeiro...

Conversas Paralelas disse...

Sim, acho que tens toda a razão. Esse tipo de gente existe em todo o lado, tenho é pena que existam tantos...